Morreu, na noite desta quinta-feira (21), a ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Oliveira, aos 43 anos de idade, em São Paulo, após cair do 17° andar do prédio onde morava. A polícia investiga as circunstâncias da morte. Ela deixa o marido, com quem ficou casada por 20 anos.
A atleta foi campeã pela Seleção Brasileira de Vôlei em 2008, nas Olimpíadas de Pequim. No mesmo ano, foi premiada como a melhor bloqueadora do mundo no Grand Prix. Ela se aposentou em 2022, quando encerrou a carreira no Praia Clube.
Recentemente, Walewska tinha lançado um livro “Outras Redes: A trajetória de uma atleta de sucesso” e um documentário chamado “O Último Ato”.
“Minha carreira foi lindíssima. Eu tenho muito a agradecer a todo mundo, ao Praia Clube por ter terminado a carreira aqui, por ter participado desse grupo. Vou guardar esse momento para o resto da vida”, disse a atleta no ano passado.
O perfil oficial da Confederação Brasileira de Vôlei fez uma publicação em sua homenagem. Confira o texto:
“Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira.
Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013.
“Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora”, diz o presidente da CBV, Radamés Lattari.