Acontece

Avião com 211 brasileiros resgatados em Israel chega a Brasília

brasileiros
Avião com os primeiros brasileiros resgatados - Foto: Ed Alves/CB/D.APress
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que devem voltar, ao todo, 900 brasileiros ao país até sábado

O primeiro avião com 211 brasileiros repatriados de Israel pousou no Brasil, na madrugada desta quarta-feira (11), após 14 horas de voo saindo de Tel Aviv.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que devem voltar, ao todo, 900 brasileiros ao país até sábado. “O trabalho da FAB foi excepcional”, diz um brasileiro repatriado ao chegar em Brasília.

A guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, que controla a Faixa de Gaza, deixou mais de 2 mil mortos até o momento desta publicação. Desde o início do conflito, o governo brasileiro está se mobilizando para retirar os cidadãos do local.

A embaixada brasileira em Tel Aviv diz que, até a manhã da segunda-feira, mais de 2 mil brasileiros entraram em contato pedindo ajuda para deixar Israel e retornar ao Brasil.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), a maioria é composta por turistas que visitavam tanto Tel Aviv quanto Jerusalém, capital de Israel.

Segundo o Itamaraty, há mais de 14 mil brasileiros que moram em Israel e 6 mil na Palestina. O Ministério em questão diz que prioriza o translado de cidadãos que residem no Brasil e visitavam a região, mas não tinham passagem de volta.

Na terça-feira (10), foram divulgados os nomes das duas primeiras vítimas brasileiras: Bruna Valeanu e Ranani Glazer, ambos com 24 anos, que estavam no evento, que foi alvo de bombas com a invasão do grupo Hamas. As mortes foram confirmadas pelo Itamaraty.