Acontece

Nelson Piquet tem condenação anulada em caso contra Hamilton

O ex-mobilista brasileiro Nelson Piquet, teve condenação anulada no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) sobre frases consideradas racistas acerca de um dos maiores pilotos atuais, o britânico Lewis Hamilton.

No mês de março, foi determinado a Nelson uma multa no valor de R$ 5 milhões. Em maio, o ex-piloto tentou solicitar um recurso, contudo, foi negado pela juíza Thaissa de Moura Guimarães, mas com a apresentação de novo recurso, o juiz Aiston Henrique de Sousa avaliou a ação e anulou a sentença. Em palavras do juiz, Piquet “fez um deboche”, mas “não há demonstração de discurso de ódio”.

Entidades autoras do processo, que estão ligadas ao movimento negro e LBTQIA+, podem recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Durante uma entrevista, que ganhou bastante notoriedade em junho de 2022, Nelson Piquet usou o termo racista “neguinho” em diversos momentos se referindo a Lewis, ofendendo também o ex-rival de pista, Keke Rosberg e seu antigo adversário, Nico Rosberg, proferindo um comentário de cunho homofóbico.

A Educafro, em conjunto com o Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo, e a Aliança Nacional LGBTI+, moveram uma ação ainda em 2022. As entidades sugeriram um aumento da multa, passando de 5 para R$ 10 milhões, no entanto, o valor original foi estabelecido pelo juiz Pedro Matos de Arruda. O advogado da Educafro, Marlon Reis, informou que recorrerá, levando o caso para o STF.