Israel negou ter firmado um acordo para cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas para a retirada de estrangeiros da Faixa de Gaza. “Atualmente, não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada de estrangeiros”, diz um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense Netanyahu, nesta segunda-feira (16).
Vale lembrar que um grupo de 16 brasileiros está na cidade palestina de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, esperando a abertura da fronteira para fugir rumo ao Egito. Quando isso acontecer, o governo brasileiro planeja buscar as pessoas de avião no território egípcio.
O presidente Lula já conversou com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi e pediu a abertura da fronteira e ajuda para retirar os brasileiros. O avião da Presidência foi enviado de Brasília para Roma, na Itália, onde aguarda a autorização para ir ao Egito. Os egípcios, no entanto, alegaram problemas de segurança devido aos bombardeios, o que demandava coordenação com Israel.
Desde o início do conflito, o Governo Federal está se mobilizando para retirar os brasileiros do local. O objetivo era repatriar 900 brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, um total de 916 brasileiros e 24 animais de estimação já deixaram Israel em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A Operação Voltando em Paz já realizou cinco voos para resgatar os brasileiros:
- 1º voo: 211 passageiros;
- 2º voo: 214 passageiros
- 3º voo: 69 passageiros
- 4º voo: 207 passageiros
- 5º voo: 215 passageiros
Adicionar comentário