Acontece

Israel nega plano de cessar-fogo para retirar estrangeiros de Gaza

Militares israelenses ao lado de tanque de guerra - Foto: Lisi Niesner/REUTERS
Um grupo de brasileiros está em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, esperando abertura da fronteira para fugir rumo ao Egito

Israel negou ter firmado um acordo para cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas para a retirada de estrangeiros da Faixa de Gaza. “Atualmente, não há trégua e ajuda humanitária em Gaza em troca da retirada de estrangeiros”, diz um comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense Netanyahu, nesta segunda-feira (16).

Vale lembrar que um grupo de 16 brasileiros está na cidade palestina de Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, esperando a abertura da fronteira para fugir rumo ao Egito. Quando isso acontecer, o governo brasileiro planeja buscar as pessoas de avião no território egípcio.

Brasileiros na Faixa de Gaza, aguardando retorno para o Brasil via Egito. Foto: Itamaraty

O presidente Lula já conversou com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi e pediu a abertura da fronteira e ajuda para retirar os brasileiros. O avião da Presidência foi enviado de Brasília para Roma, na Itália, onde aguarda a autorização para ir ao Egito. Os egípcios, no entanto, alegaram problemas de segurança devido aos bombardeios, o que demandava coordenação com Israel.

Desde o início do conflito, o Governo Federal está se mobilizando para retirar os brasileiros do local. O objetivo era repatriar 900 brasileiros. Segundo o Palácio do Planalto, um total de 916 brasileiros e 24 animais de estimação já deixaram Israel em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). A Operação Voltando em Paz já realizou cinco voos para resgatar os brasileiros:

  • 1º voo: 211 passageiros;
  • 2º voo: 214 passageiros
  • 3º voo: 69 passageiros
  • 4º voo: 207 passageiros
  • 5º voo: 215 passageiros