Acontece

Ataque aéreo de Israel mata um dos comandantes do Hamas

Ayman Nofal, um dos líderes da maior ala armada do grupo fundamentalista Hamas, foi morto nesta terça-feira (17), após um ataque aéreo realizado por Israel.

De acordo com o jornal Times of Israel, Ayman, que já foi chefe da inteligência militar do grupo palestino, estava no campo de refugiados na região de Bureji, em Gaza, quando foi atingido por mísseis advindos de Tel Aviv.

A morte de Nofal foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel, na rede social X (antigo Twitter). “Eliminamos Ayman Nofal, um operador sênior do Hamas”, diz a postagem oficial. A IDF ainda complementa que “Ayman dirigiu muitos ataques contra civis israeleses”, além de planejar o sequestro do soldado Gilad Shalit, que foi capturado pelo Hamas em 2006 e trocado pela soltura de mais de mil prisioneiros palestinos, em 2011.

A brigada Izz el-Deen Al-Qassem é a mais bem equipada do território e está diretamente ligada ao Hamas, na qual Ayman seria o chefe. Com sua fundação em 1991, a organização vem melhorando significativamente seu poderio bélico com mísseis e foguetes, e realizando experimentos com drones e comandos subaquáticos.