Acontece

Brasil é confirmado como sede da COP30 em 2025

O Brasil foi oficialmente aprovado para sediar a COP30, conferência climática da ONU, que está prevista para acontecer em novembro de 2025, em Belém.

O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, decidiu nesta segunda-feira (11), sobre o item na plenária da conferência, prevista para terminar na terça-feira (12), em Dubai.

“Sabemos que a COP30 será chave para a definição das novas NDC’s, que serão fundamentais para alcançarmos a missão de [conter o aquecimento global em até] 1,5°C”, afirma a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que esteve presente na plenária.

Marina Silva também apontou a importância da decisão da COP28 para a escolha da futura presidência da COP30, ressaltando o principal problema na negociação: a transição elétrica.

“Todos esperamos uma decisão que nos conduza a uma nova matriz energética, uma matriz caracterizada pelo aumento das fontes renováveis e a simultânea redução dos combustíveis fósseis”, destaca a ministra.

No entanto, a formalização do Brasil como sede da próxima COP não guarda surpresas, tendo em vista que o país já estava aprovado desde que o Grulac (grupo de países da América Latina e Caribe), apresentou uma carta firmando o consenso entre as nações regiões sobre a candidatura.

“É com grande satisfação que informo nossa decisão de realizar a COP de 2025 na amazônia brasileira, um bioma essencial para conter o aquecimento global. A COP30 será realizada na cidade de Belém”, afirmou Marina.