Acontece

Argentina: Milei vai mandar boleto de custos para manifestantes

Protesto em Buenos Aires contra decisões de Javier Milei

Com a quarta-feira (20) marcada com protestos na Argentina, o governo de Javier Milei confirmou que enviará, para organizações sociais e de esquerda, o boleto com os custos da grande operação policial, realizada no centro de Buenos Aires.

A ministra da Segurança , Patricia Bullrich, já havia anunciado, quando divulgou um novo protocolo contra bloqueios de rua por manifestantes, que organizações pagariam pelo custo das operações.

“A operação teve um custo alto e, quando terminarmos de quantificá-lo nas próximas horas, o boleto vai ser enviado para cada uma das organizações que participaram e que vão ter que assumir o custo que foi para todos os argentinos conseguir que o país esteja em paz e com as vias de circulação liberadas”, afirma o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, na manhã desta quinta-feira (21).

Organizações de esquerda como Polo Obrero, Movimento Socialista dos Trabalhadores e Aposentados Insurgentes, foram às ruas em protesto contra cortes de gastos públicos que foram anunciados pelo governo de Javier.

A Polícia Federal e a Gendarmeria Nacional conseguiram, na maior parte do tempo, impedir que os manifestantes bloqueassem avenidas e se mantivessem perto das calçadas.

Ocorreram poucos incidentes isolados, com pontos de empurra-empurra entre as forças de segurança e os protestantes. Duas pessoas foram detidas e um policial foi ferido.