Acontece

Lula sanciona lei tornando nacional o feriado da Consciência Negra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje o projeto de lei que transforma o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em feriado em todo o Brasil. Aprovada pelo Congresso Nacional no último mês, a medida estende a celebração, anteriormente reconhecida em seis estados e diversas cidades, para todo o território nacional.

O dia 20 de novembro, que assinala a morte de Zumbi dos Palmares no século XVII, líder do icônico Quilombo dos Palmares, agora ganha status de feriado nacional.

Além de reverenciar a resistência do quilombo contra a escravidão, a data representa um ponto de conscientização sobre a cultura negra e a contínua luta por igualdade e direitos da população negra no Brasil.

Embora instituído como Dia Nacional em 2011, a transformação em feriado nacional ocorre agora, evidenciando a importância simbólica e histórica atribuída a esse marco.

Estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e a cidade de Boa Vista, em Roraima, já observavam esse feriado antes da sanção presidencial.

A iniciativa partiu da bancada negra da Câmara, demonstrando uma resposta legislativa a demandas sociais e um compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira.

A data não apenas celebra a resistência histórica, mas também promove a inclusão da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares desde 2003.

A sanção presidencial, além de ser um reconhecimento significativo da contribuição da comunidade negra para a construção da identidade nacional, reforça o compromisso do país com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.