Acontece

Um frisson chamado Marina Abramović: PE recebe 1ª obra ao ar livre

Marina Abramović
Foto: Andréa Rêgo Barros (@aregobarrosfoto)
Marina Abramović inaugura, na Usina de Arte, primeira obra aberta ao público no Brasil

Desde que foi anunciada a data que Marina Abramović pisaria em Pernambuco, a internet ferveu com gente de todo o País expressando o desejo de ver ao vivo a mãe da arte performática, que não vinha ao Brasil de 2016.

E não foi só frisson, cerca de 1,2 mil pessoas foram conferir, na tarde deste sábado (3), a inauguração do site specific “Generator” na Usina de Arte, em Água Preta. Em clima de romaria, o público fez o percurso de cerca de 2km pelo Parque Artístico-Botânico do projeto, até o seu ponto mais alto, onde está a primeira obra aberta ao público da sérvia no Brasil.

E ela respondeu às expectativas da multidão: fez fala longa sobre o trabalho, sendo aplaudida a todo instante, fez piadas, performou, escolheu pessoas para experienciar a obra, sentou em meio ao público para autografar livros, colocou no corpo todo o presente que recebeu.

Valorizou o fato da obra estar fora do eixo Rio-São Paulo e ainda expressou orgulho em saber que o Governo do Estado é gerido por mulheres. Por lá, Ricardinho e Bruna Pessoa de Queiroz receberam a vice-governadora Priscila Krause, o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenin, a artista Juliana Notari, além de vários veículos da imprensa nacional e internacional.