Acontece

Músico brasileiro processa Adele por plágio; entenda

Cantora britânica Adele - Foto/ Divulgação
A ação do músico brasileiro começou a tramitar nesta semana;

Começou a tramitar nesta semana no Tribunal Regional do Rio de Janeiro (TRTJ), uma ação que acusa a cantora britânica Adele de plagiar uma música do cantor e compositor brasileiro Toninho Geraes.

De acordo com o advogado do músico, a canção ”Mulheres” foi copiada por Adele e tornou-se o hit mundial  “Million Years Ago”, lançado em 2020.

A ação reivindica uma indenização de R$ 200 mil, por perdas e danos morais e atribui a coautoria a Geraes da música lançada por Adele, para que ele possa receber os royalties e copyrights futuros da música.

O QUE DIZ O PROCESSO?

Além da indenização e coautoria, o processo proíbe a britânica de performar a canção nos palcos e determina que as gravadoras responsáveis pela distribuição da música de Adele não faça sua utilização comercial. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50 mil.

Segundo o advogado de Geraes, o próximo passo é convocar Adele para se defender das acusações. 

CONFIRA AS SEMELHANÇAS ENTRE AS DUAS CANÇÕES

”MULHERES”

“Mulheres” ficou conhecida pela voz de Martinho da Vila, em gravação na década de 90 e, desde então, foi regravada por artistas como Simone, Martn’ália, Chitãozinho & Xororó, Martn’ália e Zeca Pagodinho, todas com os diretos autorais atribuídos ao compositor.