Acontece

Tornado atinge casas na Zona Rural de Alagoas e causa prejuízos

Tornado atinge Zona Rural de Alagoas - Imagem/ Reprodução
O Tornado atingiu a Zona Rural do Estado de Alagoas e os moradores registraram os ventos formados pelo fenômeno

Um tornado atingiu a Zona Rural de Alagoas e causou danos ao menos 10 residências. O fenômeno destelhou casas e causou prejuízos para os moradores da região de Estrela – Alagoas -, nesta quinta-feira 22. Não há registro de feridos.

O fenômeno, que é incomum na região,  trata-se de um tornado de pequena proporção, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL). Na escala Fujita, que mede a intensidade, os registros foram de nível f0, em casos desse tipo os ventos atingem cerca de 117 km/h.

Por que o tornado se formou na região?

Segundo o superintendente do Estado de Alagoas, Vinicius Pinho, explicou, em nota, que tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão. O tornado se materializa quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo.

“No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento”, disse Pinho.