Ativistas do clima, da organização “Just Stop Oil”, invadiram a pista do aeroporto de Stansted, em Londres, e vandalizaram as aeronaves particulares usando tinta laranja, nesta quinta-feira (20). O ato de vandalismo aconteceu no mesmo local onde estava o jatinho de Taylor Swift.
Não há informações se a aeronave da cantora foi atingida. A artista tem shows marcados para esta sexta-feira e no fim de semana em Londres. Segundo a polícia britânica, as duas ativistas foram presas minutos depois de entrarem no local.
“Jennifer e Cole cortaram o cercado do aeródromo privado de Stansted, onde estava o avião de Taylor Swift, exigindo um tratado de emergência para acabar com os combustíveis fósseis até 2030”, diz a organização no X/Twitter.
Veja o vídeo
O grupo já é conhecido por ações polêmicas, principalmente em museus, competições esportivas e espetáculos. Esse é o segundo ato de protesto apenas nesta semana. Na quarta-feira (19), os manifestantes jogaram tinta em um monumento pré-histórico no sítio arqueológico Stonehenge, na Inglaterra.
No vídeo, turistas aparecem e tentam impedir a ação. Em nota, o grupo ativista ambiental diz que cobra ações do governo britânico para que o uso de combustíveis fósseis seja eliminado até 2030. O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, condenou a ação, que chamou de “ato vergonhoso de vandalismo contra um dos monumentos mais antigos e importantes do mundo”.
Adicionar comentário