Acontece Malas Prontas

Espanha se tornará o país mais visitado do mundo até 2040

Espanha
Rua cheia em Barcelona, na Espanha - Foto: The New York Times
Essa nova realidade, aliás, não agradou os moradores de Barcelona

A Espanha será o país com mais turistas do mundo até 2040, segundo um relatório elaborado pelo Google e pela Deloitte. Ao todo, a nação receberá 110 milhões de viajantes estrangeiros. De acordo com esses números, o país europeu irá superar grandes atrações turísticas do mundo, como a França (105 milhões) ou os Estados Unidos (100 milhões).

Mesmo antes dessa previsão, a Espanha já vivencia essa realidade, sendo um destino que atrai milhares de turistas todos os anos. Após a pandemia, a nação espanhola foi a principal beneficiada ao receber 85,1 milhões de viajantes no último ano, um recorde histórico, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Essa nova realidade, aliás, não agradou os moradores de Barcelona. No último sábado (6), milhares de manifestantes se reuniram nos pontos turísticos para protestar contra o turismo excessivo na cidade.

Sob o lema “Vamos colocar limites ao turismo”, os protestos visavam criticar as políticas que favorecem o aumento de visitantes. Em meio às manifestações, alguns grupos utilizaram pistolas de água para atacar turistas, especialmente em locais como La Rambla e o bairro de Barceloneta, forçando os visitantes a se retirarem para dentro dos restaurantes.

Os manifestantes carregavam cartazes com dizeres como “Decrescimento turístico já!” e gritavam palavras de ordem, exigindo a redução do turismo nos bairros. Eles também pararam em frente a hotéis e outros pontos importantes. “Contra o turismo não tenho nada, mas com o excesso de turismo que estamos sofrendo em Barcelona, sim, porque isso torna a cidade inviável”, afirmou Jordi Guiu, um sociólogo de 70 anos, durante a marcha.