Acontece

Apagão cibernético afeta voos, bancos e serviços pelo mundo todo

Apagão
Apagão cibernético global paralisa voos - Foto: X
Nas redes sociais, internautas registraram as telas dos aeroportos sem funcionar

A sexta-feira (19) amanheceu um caos ao redor do mundo. Isso porque um apagão cibernético provocou atrasos em voos, prejudicou instituições bancárias, empresas de telecomunicações, operadoras ferroviárias, unidades de saúde e outros serviços que dependem da rede para funcionar.

O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital. A Microsoft afirmou que a falha já foi resolvida, mas que problemas ainda podem ocorrer.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos – American Airlines, United e Delta – interromperam os voos. No Brasil, usuários relatam que aplicativos de bancos estão fora do ar. Além disso, o Aeroporto de Viracopos (Campinas/SP) confirmou que o apagão afetou o sistema da Azul Linhas Aéreas, que opera a maior partre dos voos no terminal.

Em entrevista à rede americana NBC, o CEO da CrowdStrike pediu desculpas. Em um comunicado, a empresa confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”. A Microsoft explicou que o problema teve origem em sistemas do Windows devido a “uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”.

Nas redes sociais, internautas registraram as telas dos aeroportos sem funcionar. Um perfil no X compartilhou um vídeo em um aeroporto nos Estados Unidos, em que todos os painéis eletrônicos estão com a “tela azul”, indicando erro. Deslize e veja abaixo