Acontece esportes Moda

Uniformes do Brasil para as Olimpíadas geram polêmica: ‘Brega’

Uniformes
Foto: Comitê Olímpico do Brasil/Divulgação
Os trajes foram alvos de piada pela falta de criatividade em um evento mundial quando comparados aos de outras delegações

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começam no dia 26 de julho e os uniformes da delegação brasileira têm gerado polêmica nas redes sociais. Isso porque o figurino escolhido para o Brasil na cerimônia de abertura e encerramento foi considerado “simples” e “brega” por internautas e críticos do mundo da moda.

Os trajes foram alvos de piada pela falta de criatividade em um evento mundial quando comparados aos de outras delegações, como Mongólia, França, México, que foram assinados por grandes designers, diferentemente do Brasil, que a coleção foi assinada pela varejista Riachuelo.

A rede de fast fashion ficou responsável pelo look do desfile e a marca Havaianas pelos fomosos chinelos brasileiros. As peças contam com bordados feitos à mão por artesãs do Rio Grande do Norte; os desenhos representam a fauna e a flora do país, com símbolos como a onça-pintada e folhas locais.

Críticas

O fundador de uma grife brasileira, Airon Martin, por exemplo, deu sua opinião sobre o assunto. O estilista defendeu a beleza por trás do processo envolvendo as bordadeiras, porém afirmou que faltou cuidado nos designs olímpicos.

“A moda precisa de mais profundidade e envolve muitas outras camadas e processos. A marca do Brasil precisa ser revisitada, e a moda precisa ser o início desse novo posicionamento”, escreveu o designer no Instagram.

A consultora de estilo e influenciadora Manu Paimm também se posicionou. “O Brasil é rico em tanta coisa… temos comunidades indígenas que fazem bordados e pinturas artesanais, comunidades extrativistas que produzem tecidos emborrachados. Faltou explorar mais as nossas culturas e matérias-primas”, afirmou.

Nas redes sociais, alguns internautas compararam os uniformes à moda evangélica. “Parece que foi desenhado pela Damares e a bancada evangélica para o grupo de jovens da igreja”, comentou um. “Atletas de chinelos? Onde já se viu isso?”, questionou outra.

Deslize e confira os trajes de outras delegações 👉