Acontece

Governadora Raquel Lyra prestigia Festival PE Meu País, em Gravatá

Considerado um grande evento de celebração da arte e cultura, o Festival Pernambuco Meu País, agora em Gravatá, no Agreste do estado. O festival contou com a presença da governadora Raquel Lyra a qual também realizou a abertura do evento, nesta sexta-feira (26).

O evento contará com grandes artistas até domingo (28), tais como: Chico César, Vanessa da Mata, Anavitória e Alceu Valença. O festival é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-PE) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

“O Festival Pernambuco Meu País demonstra o grande potencial e a força da cultura pernambucana. Já passamos por Taquaritinga do Norte e Serra Negra, em Bezerros, e agora chegamos a Gravatá, com toda essa efervescência da música, do artesanato, dança e teatro que nosso povo tanto sabe fazer. Convido a todos a participarem, porque a festa está linda e garantindo muita segurança para todos”, destaca Raquel Lyra.

Na abertura, o festival recebeu nomes como: Raça Negra, Tayara Andreza e Rachel Reis. E se estenderá por três dias. Iniciando nessa sexta (26) e encerrando no domingo (28). O secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery, fala sobre o impulsionamento turístico que o festival proporciona.

De acordo com Paulo Nery, nestes três dias, 90% das ocupações nas hotelarias foram superadas. Além disso, estes eventos podem gerar movimento em espaços comerciais os quais serão revertidos em emprego e renda para o Estado.

“Eu acho que qualquer evento é sempre uma oportunidade para o artista. Esse festival chegou em boa hora, porque a gente teve a extinção de outros festivais e a volta de um festival para a cidade de Gravatá foi muito bacana, tanto para o artesão, quanto para o artista em geral”, comemora o artesão Orlando Jorge, que cria esculturas em casca de cajazeira

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, lembra que a grade das apresentações prioriza os artistas pernambucanos. Os quais compõem cerca de 80% da programação. Segundo a presidente da Fundarpe, Renata Borba, o evento contará com uma estrutura com dois pólos descentralizados. Além de contar com o Conservatório Pernambucano de Música para apresentação.

Sobre a segurança

As forças de segurança do Estado montaram um sistema de atuação entre os dias 26 e 28 de julho. Onde os 425 agentes das Polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros, além de servidores do Grupamento Tático Aéreo (GTA), da Defesa Civil do Estado, da Corregedoria Geral e demais servidores da SDS, estarão atuando. O sistema de segurança ainda estará presente com a Delegacia Móvel da PCPE e a Plataforma de Observação Elevada.

A Operação de Lei Seca se intensificou na ação de fiscalização de trânsito durante o Festival. Nos três dias de festa, haverá uma equipe integrada de profissionais, incluindo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), para potencializar a segurança em todas as rotas do evento. Tendo, por abordagem e controle dos agentes, a aplicação do teste do bafômetro e a checagem de documentos.

O Festival irá passar, ainda, nos municípios de Pesqueira (2 a 4), Caruaru (9 a 11), Triunfo (16 a 18), Arcoverde (23 a 25) e Buíque (30 a 1° de setembro). Ao todo, a realização do evento conta com o investimento de R$ 25 milhões do governo estadual e contempla, além de shows, mais de dez linguagens culturais, como cinema, fotografia, dança e teatro, por exemplo.

Participaram do evento os secretários Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Juliana Gouveia (em exercício da Mulher). Os presidentes da Empetur, Eduardo Loyo, e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira, também marcaram presença.