Acontece

Juiz denunciado por Scooby é suspenso dos jogos após foto polêmica

A participação de Benjamin Lowe nas olimpíadas causou revolta na web após nota de Medina na primeira bateria do surfe

A suspensão do árbitro de surfe Ben Lowe, após críticas severas de Pedro Scooby, repercutiu na internet nesta quinta-feira (1). O juiz australiano foi flagrado ao lado do atleta Ethan Wing, possível adversário de Gabriel Medina na semifinal. Logo, foi afastado pela ISA (Associação Internacional de Surfe), ficando impedido de julgar o desempenho dos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024.

Pedro Scooby publicou em suas redes um desabafo revoltado em defesa do seu amigo, Gabriel Medina. “E aí, galera. Vamos lá. Em Tóquio, teve um juiz que deu notas mais altas para os adversários de Medina e as notas mais baixas para ele nas baterias. Foi feita uma reclamação contra esse cara para o Comitê Olímpico e eles não fizeram. E esse cara está aqui de novo”, declarou ele.

A entidade responsável pela organização do surfe olímpico confirmou atráves de nota oficial, a suspensão de Lowe do corpo de arbitragem dos Jogos, que estão sendo realizados em Teahupoo, no Taiti. A ISA justificou a decisão afirmando: “É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe”.

A organização ressaltou que a exclusão do australiano não está relacionada ao seu desempenho, mas sim à proteção da integridade e justiça da competição. “A ISA está ciente de uma foto que circula nas redes sociais, na qual um dos juízes de surfe olímpico da Austrália é visto interagindo socialmente com um atleta australiano e o chefe da equipe. É inadequado que um juiz interaja dessa maneira com um atleta e sua equipe”, finalizou a nota.

Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e de acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do COI, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento pelo restante da competição. Essa decisão não está relacionada ao desempenho deste juiz nos Jogos Olímpicos. Além disso, a ISA comunicou a todos os juízes e equipes para relembrá-los de suas responsabilidades em relação ao comportamento apropriado”