Acontece esportes

Mais atletas contraem infecção intestinal após competirem no Sena

Sena
Foto: Reprodução/Getty Images
Ao todo, cinco ficaram doentes nos dias seguintes às competições em Paris 2024

Subiu para cinco o número de atletas olímpicos com infecção gastrointestinal após competirem no Rio Sena, em Paris, nas Olimpíadas. De acordo com o comitê olímpico português, os triatletas Vasco Vilaça e Melanie Santos reclamaram de problemas após participarem das provas individuais e por equipe da modalidade. A reclamação vem após a belga Claire Michel e o suíço Adrien Briffod passarem mal depois de nadarem no Sena.

“O Comité Olímpico de Portugal (COP) informa, através da sua Direção de Medicina Desportiva, que o atleta Vasco Vilaça desenvolveu, nas últimas horas, sintomas compatíveis com infecção gastrointestinal no decorrer da sua estadia nos Jogos Olímpicos Paris 2024”, diz o comunicado.

“Seu quadro clínico é estável e a equipe de saúde da COP está tomando todas as medidas para monitorar e fornecer tratamento conservador ao atleta na Vila Olímpica. Nos últimos dias, a atleta Melanie Santos também desenvolveu sintomas semelhantes, mas de forma menos aguda”, completou.

Outra triatleta belga, Jolien Vermeylen, criticou a qualidade da água. Ao completar a prova, Jolien desabafou: “Bebi muita água. Amanhã vou saber se fiquei doente ou não. Não tem gosto de Coca-Cola nem de Sprite, é claro. Nadando embaixo da ponte, cheirei e vi coisas que é melhor não pensar muito”, comentou.

Vale lembrar que era proibido nadar no Rio Sena desde 1923 já que as águas são consideradas impróprias para banho. Em 2015, a prefeitura de Paris se comprometeu com a limpeza do rio e investiu 1,4 bilhões de euros em um projeto de limpeza para garantir que algumas competições pudessem ser realizadas no local.