Acontece

FAB refuta a Globo de ter acesso aos áudios do acidente em Vinhedo

A Força Aérea Brasileira (FAB) refuta a informação da emissora Globo de conseguir acesso aos áudios do acidente em Vinhedo (SP), nesta quinta-feira (15). Segundo à transmissão passada no Jornal Nacional na quarta-feira (14), o possível áudio registrava uma conversa de duas horas entre o piloto e o copiloto.

A emissora chamou um especialista para analisar o áudio sobre a suposta causa do acidente e relatou ter acesso de forma exclusiva. Contudo, em nota, a FAB afirma por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA):

“Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08)”, expressa em nota. “O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944”, afirma.

Deste modo, a FAB ressalta ter “compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.”

Tags