Acontece Política

João Campos é reeleito prefeito do Recife com votação histórica

Foto: Rafael Melo/ Folha de Pernambuco

O postulante é o terceiro prefeito reeleito da história da cidade. Além disso, nenhum candidato ganhou no primeiro turno com mais de 60% das intenções

Com 100% das urnas apuradas, João Campos é reeleito prefeito da cidade do Recife nas eleições municipais de 2024, neste domingo (6). O filho do ex-governador Eduardo Campos conquistou a vitória no primeiro turno, onde já vinha liderando as pesquisas eleitorais desde o início da campanha, alcançando agora 78,11%, o que representa 725.721 votos.

Durante sua campanha o postulante usou o período eleitoral para defender ações do seu primeiro mandato, sobretudo aumento em vagas de creches, construção de parques e praças e obras estruturais, como pontes.

RECORDE

Campos bateu recorde na cidade, sendo a primeira vez que um prefeito eleito recebe 725 mil votos. Além disso, nenhum candidato ganhou no primeiro turno com mais de 60% das intenções. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, por volta das 18h35, Campos estava matematicamente reeleito, com 71,76% das seções totalizadas. Seus adversários ficaram para trás na disputa eleitoral: Gilson Machado obteve 13,90%, Dani Portela 3,78% e Daniel Coelho 3,21%.

AGRADECIMENTO

Após a vitória, o prefeito foi aclamado ao chegar à coletiva de imprensa no Hotel Luzeiros, no Pina, cantando “Vai avançar, a Frente Popular”, junto com o vice-prefeito eleito, Victor Marques, e a equipe de campanha. No palanque, ele estava acompanhado da mãe, Renata Campos, além de Silvio Costa Filho, Isabella de Roldão, Marília Arraes, Pedro Campos, Sileno Guedes, secretários, Fernando Dueire, Felipe Carreras, Raul Henry e outros aliados. Ao subir ao palco, ouviram o coro: “O povo quer, ninguém segura, é João e Victor na prefeitura”.

Emocionado, o gestor agradeceu ao povo do Recife. “A nossa vitória foi do tamanho da generosidade do povo do Recife”, disse. João Campos também fez questão de dedicar a vitória a seu pai, Eduardo Campos, que morreu em um acidente de avião no dia 13 de agosto de 2020, quando João tinha 20 anos. Nesse momento, o prefeito se emocionou quando as pessoas começaram a gritar: “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro!”

JOÃO CAMPOS

Prefeito do Recife desde janeiro de 2021, João Campos tem 30 anos e é engenheiro civil. É filho do ex-governador Eduardo Campos e neto do também ex-governador Miguel Arraes. Entrou na política como chefe de gabinete do ex-governador Paulo Câmara (sem partido) em 2016. Em 2018, elegeu-se deputado federal com votação recorde de mais de 460 mil votos. Deixou o mandato após dois anos para assumir a prefeitura. Quando assumiu, aos 27 anos, tornou-se o mais jovem prefeito de uma capital brasileira.