De acordo com o boletim divulgado pelo Vaticano na tarde desta quarta-feira (19), o Papa Francisco foi avaliado pela equipe médica e apresentou uma leve melhora no quadro de saúde, que permanece estável.
O pontífice de 88 anos sofre de problemas respiratórios e já teve de retirar parte de um pulmão. Ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral, quando a uma doença que afeta ambos os pulmões.
Os exames de sangue realizados mostraram progresso, principalmente nos índices inflamatórios, fator crucial para identificar os avanços da doença.
Além da pneumonia, também foi identificada uma infecção respiratória polimicrobiana. O Papa Francisco segue internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, desde a sexta-feira (14).
No comunicado, o Vaticano ainda revelou que a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni foi visitá-lo e conversou com ele por 20 minutos, em particular.
“Estou muito feliz por tê-lo encontrado atento e receptivo. Nós brincamos como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”, relatou a Meloni em um comunicado do Palazzo Chigi.