A arte popular nordestina ganhou espaço no Congresso Nacional com a abertura da exposição J. Borges: Poesia e Arte, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra. A iniciativa do Governo de Pernambuco celebra a trajetória de um dos grandes nomes da xilogravura e do cordel, levando a cultura popular do estado para o centro da política brasileira.
Inicialmente idealizada como uma homenagem aos 90 anos que o artista J. Borges completaria em 2025, essa exposição teve sua proposta apresentada pelo Governo de Pernambuco, através do escritório de representação em Brasília, ao edital anual da Câmara dos Deputados. A seleção garantiu à mostra um lugar de destaque em um dos espaços culturais mais simbólicos do país.
“Pernambuco e o mundo conhecem J. Borges, com todas as suas artes. O trabalho dele falava da simplicidade da nossa gente, da força, da resiliência”, destacou a governadora.
Com curadoria também realizada pelo Governo de Pernambuco, o acervo reúne cerca de 70 peças — entre xilogravuras, matrizes e folhetos de cordel — vindas de colecionadores, do Memorial J. Borges e da família do artista.
A realização conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e da Secretaria de Cultura do Estado.