Sorridente, a influenciadora Virginia Fonseca já chegou ao Senado para depor à CPI das Bets, nesta terça-feira (13). Em conversa com a imprensa, ela garantiu que ‘vai esclarecer tudo hoje’. A famosa estava acompanhada do marido, o cantor Zé Felipe, filho do sertanejo Leonardo.
Ela obteve uma decisão no STF que a permite ficar em silêncio sobre questões que possam incriminá-la. A convocação faz parte das investigações sobre a promoção irregular de jogos de azar online por influenciadores digitais.
Tô um pouco nervosa pois é a 1ª vez fazendo isso. Para quem não me conhece, eu comecei na internet com 17 anos. Hoje, estou com 26. No meio disso tudo, eu sou influencer, virei mãe, levei meus pais para morar comigo. Influencer, mãe, filha, me tornei empresária, apresentadora. Espero esclarecer todas as dúvidas aqui hoje. Tem coisas que a gente não pode falar na internet”, disse Virginia.
A CPI busca esclarecer como influenciadores estariam incentivando o público a participar de jogos de azar por meio de promoções em suas redes sociais.
Apesar da autorização do STF para permanecer calada em determinadas situações, por ser testemunha, Virginia não poderá se recusar a responder todas as perguntas. Ela deve colaborar com a CPI sempre que não houver risco de autoincriminação.
A comissão tem mirado figuras influentes da internet que, segundo os senadores, contribuem para a banalização do jogo entre jovens e públicos suscetíveis, especialmente sem transparência ou alertas sobre os riscos dessas atividades.
“Nossa intenção não é expor absolutamente ninguém. A gente conversou ontem que, dependendo, a gente pode suspender a transmissão ao vivo. Nós não queremos expor ninguém aqui. Queremos aprimorar a legislação”, diz Soraya Thronicke, relatora da CPI.