Um dos maiores ícones da televisão brasileira, o ator Francisco Cuoco, de 91 anos, vive atualmente um momento delicado de saúde. Em entrevista recente ao jornal Folha de S.Paulo, o veterano revelou que enfrenta problemas de locomoção, ansiedade e infecção nos rins.
Hoje, ele pesa cerca de 130 kg, utiliza uma sonda nasal e precisa de apoio para realizar tarefas básicas do dia a dia, como tomar banho ou se levantar. Cuoco mora com a irmã, Gracia, de 86 anos, em um apartamento na zona sul de São Paulo, e é assistido por cuidadores.
“Tenho alguns problemas de saúde, de locomoção. Mas… é suportável”, disse o ator. Segundo a publicação, a saúde de Cuoco apresentou piora no último ano. Ele tem feito visitas frequentes ao hospital, sempre acompanhado por profissionais de saúde, e passa longos períodos em repouso em casa.
Recluso, o ator revelou que perdeu o interesse por novelas. “Assisto ao jornal, alguma reportagem mais interessante. Mas perdi o interesse em novelas. Vejo filmes. Mas não sempre, porque eles são muito longos”, comentou.
Apesar disso, sua memória segue afiada. Cuoco relembra com carinho alguns dos papéis mais marcantes de sua carreira, como em Selva de Pedra (1972) e Pecado Capital (1975). “Lembro direitinho. É chocante, foram muitos encontros, muitos achados na teledramaturgia. Foi muito bom. Eu não sei o que seria da arte sem esses momentos preciosos. (…) Eu era especial. Tenho fotografia da época, e vejo que era um ‘galãzura’ mesmo”, brincou com nostalgia.
Afastado das novelas desde Salve-se Quem Puder (2020), o ator deve ser homenageado em breve no programa Tributo, da TV Globo. A emissora gravou uma entrevista com ele em julho de 2023, quando seu estado de saúde ainda era mais estável.
Ao olhar para trás, Francisco Cuoco fala com gratidão sobre sua jornada: “Sei que não foi à toa. Foi baseado em empenho, em entrega, em busca de igualdade. Passaram-se anos e experiências foram acumuladas. Eu perdia tempo, mas depois obtinha resultado. Foi bom. Agora quero tocar o barco. O próximo resultado está à frente.”

.png)


