Turistas viveram momentos de tensão na última segunda-feira (20) em Fengyang, na província de Anhui, leste da China, quando a histórica Torre do Tambor — construída em 1375 — sofreu um colapso parcial. A queda de centenas de telhas da estrutura centenária assustou os visitantes e levantou uma grande nuvem de poeira marrom-acinzentada. Felizmente, ninguém ficou ferido.
A Torre Fengyang Drum, uma das maiores de seu tipo no país, foi originalmente construída durante a dinastia Ming para marcar o início de cerimônias e indicar as horas do dia. O edifício é considerado um dos principais cartões-postais da região e atrai turistas de toda a China e do exterior.
Testemunhas relataram que a queda das telhas durou cerca de um a dois minutos. “Não havia ninguém na praça e ninguém ficou ferido”, disse um visitante ao jornal estatal The Beijing News. Ele também destacou que o acidente poderia ter sido trágico se tivesse ocorrido mais tarde, quando crianças costumam brincar nas proximidades da torre após o jantar.
Por volta das 18h30 desta segunda-feira (19), um incidente de grande proporção ocorreu na Torre do Tambor de Mingzhongdu, localizada no condado de Fengyang, cidade de Chuzhou, província de Anhui. Um grande número de telhas caiu repentinamente do topo da estrutura. As telhas de um dos lados da parte superior reconstruída do edifício despencaram como uma ‘cachoeira’, acompanhadas por uma nuvem densa de poeira. Felizmente, não houve registro de feridos”
informou a agência de notícias Reuters.
O texto detalha: “Sua base remanescente é a maior do tipo na China, com 72 metros de comprimento e 15,8 metros de altura. A parte superior do edifício foi reconstruída em 1995 e, em setembro de 2023, foi iniciado um projeto de renovação no valor de 3,41 milhões de yuans (cerca de US$ 470 mil) […]”.
Após o incidente, as autoridades locais interditaram imediatamente o local para manutenção e iniciaram uma investigação. A Torre do Tambor havia passado por reformas há apenas um ano, após serem detectados danos leves no telhado.
De acordo com o governo local, a estrutura da torre é dividida em duas partes: a base original da era Ming, que permanece intacta, e uma parte superior que foi reconstruída em 1995. Os danos ocorreram principalmente nessa seção mais recente.
Fengyang é conhecida por sua relevância histórica e cultural — foi a cidade natal de Zhu Yuanzhang, o Imperador Hongwu, fundador da dinastia Ming. Durante seu reinado, a China experimentou uma era de prosperidade, crescimento populacional e inovação econômica, incluindo a adoção do papel-moeda em substituição ao ouro e prata.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento do desabamento. Confira!