Momento histórico para o cinema pernambucano! O cineasta Kleber Mendonça Filho foi consagrado com o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes pelo filme O Agente Secreto. Na mesma cerimônia, Wagner Moura também venceu na categoria de Melhor Ator por sua atuação no longa.
Ao receber o prêmio, Kleber dedicou a vitória ao público brasileiro. “Queria mandar um abraço para todo mundo que está vendo no Brasil, especialmente para Recife e Pernambuco. Muito obrigado”, declarou.
Desde sua estreia no festival, O Agente Secreto tem sido apontado como um dos favoritos, especialmente após receber cerca de 15 minutos de aplausos. O filme também conquistou o Prêmio da Crítica (Fipresci), reforçando seu destaque entre a imprensa internacional.
O The Guardian deu nota máxima ao filme, classificando-o como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”. Em sua crítica, o jornal definiu a obra como “um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura.
O Hollywood Reporter também exaltou o longa, chamando-o de “magistral” e destacando o retorno de Wagner Moura ao cinema brasileiro: “Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema.”