O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “ficou completamente louco” ao intensificar os ataques contra a Ucrânia. Em publicação na Truth Social, o ex-presidente declarou que o líder russo está “matando desnecessariamente muitas pessoas” e lançando mísseis “sem motivo algum”.
A declaração veio após a Rússia realizar, no mesmo dia, um dos maiores bombardeios ao território ucraniano desde o início do conflito em 2022.
“Eu sempre disse que ele [Putin] quer toda a Ucrânia, não só um pedaço dela, e talvez isso esteja se provando certo, mas se ele fizer isso, levará à queda da Rússia”, escreveu Trump na rede social.
O republicano também criticou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusando-o de “não fazer nenhum favor” com suas declarações, que, segundo Trump, “só causam problemas”.
As falas do ex-presidente americano reforçam a percepção de desgaste nos esforços diplomáticos para um cessar-fogo. Também indicam um momento de crescente tensão entre as lideranças envolvidas no conflito.


