Chico Buarque, de 80 anos, recebeu alta nesta quinta-feira (5) do Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após passar por uma cirurgia na cabeça para reduzir a pressão intracraniana, na última terça-feira (3).
O procedimento, realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, foi considerado simples e durou menos de uma hora, sem intercorrências. “Ele teve alta agora de manhã após avaliação médica final”, informou a assessoria de imprensa do artista.
De acordo com a equipe de Chico, o problema foi identificado durante um check-up de rotina, e o cantor não apresentava sintomas antes do diagnóstico.
O cantor foi diagnosticado com quadro de hidrocefalia normobárica (pressão normal), condição que provoca aumento de líquido intracraniano.
No último domingo (1º), ele participou de um show de Gilberto Gil, no Rio de Janeiro, onde os dois dividiram o palco na interpretação de Cálice, clássico da música brasileira e símbolo de resistência contra a ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985.
A pressão intracraniana elevada pode reduzir o fluxo sanguíneo no cérebro, comprometendo a oxigenação das células cerebrais. Suas causas são variadas e incluem traumatismos cranianos, infecções, tumores e AVCs, podendo afetar pessoas de todas as idades.