Nesta terça-feira (10), passageiros que estavam em uma estação do BRT Transbrasil viveram momentos de pânico ao serem surpreendidos por um intenso tiroteio durante uma operação da Polícia Civil no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. Vídeos registraram o desespero no local: enquanto o som de tiros ecoava, um passageiro tentava acalmar os demais, e uma mulher começou a cantar um hino religioso em meio ao caos.
Durante o confronto, ao menos dois homens foram baleados em diferentes pontos da cidade — um motorista na Linha Vermelha e um passageiro na Avenida Brasil. Até as 10h da manhã, a polícia havia prendido 12 suspeitos e apreendido três fuzis.
A operação, considerada uma das maiores já realizadas neste ano, tem como objetivo cumprir cerca de 70 mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), que atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau — todas pertencentes ao chamado Complexo de Israel.
Como medida de segurança, as principais vias de acesso à região, como a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, foram fechadas por volta das 6h30, provocando um colapso no trânsito da Zona Norte. Em função dos impactos, o Centro de Operações e Resiliência (COR) colocou a cidade em Estágio 2 de alerta — numa escala de 5 níveis —, indicando risco de interferências significativas na rotina dos cariocas.
Veja o vídeo!