O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso nesta sexta-feira (13), no Recife (PE), em uma operação da Polícia Federal. A informação foi divulgada pelo blog da jornalista Andréia Sadi, do g1, com base em fontes ligadas à investigação. A prisão faz parte de um desdobramento das investigações que envolvem o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid.
Gilson é suspeito de ter ajudado Mauro Cid a tentar obter ilegalmente um passaporte português. A tentativa faria parte de um plano para que Cid conseguisse a cidadania portuguesa e deixasse o Brasil, em meio aos processos nos quais figura como delator de esquemas investigados que envolvem o ex-presidente Bolsonaro.
Na mesma operação, a Polícia Federal também cumpriu mandados contra Mauro Cid. Inicialmente, havia a informação de que Cid seria preso, mas sua defesa informou que a ordem de prisão foi revogada antes de ser cumprida.
A operação foi deflagrada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter encaminhado, na última terça-feira (10), um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar Gilson Machado. A ação foi autorizada e resultou na prisão do ex-ministro nesta sexta-feira.
Quem é Gilson Machado, ex-ministro do Turismo preso pela PF no Recife
Gilson Machado Neto, ex-ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro, voltou aos holofotes nesta sexta-feira (13) ao ser preso no Recife (PE) por suspeita de tentar ajudar o tenente-coronel Mauro Cid a obter ilegalmente um passaporte português. A prisão ocorreu no contexto de uma investigação da Polícia Federal sobre suposta tentativa de fuga do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que é delator em inquéritos contra o ex-presidente.
Natural de Pernambuco, Gilson Machado ganhou destaque no cenário político bolsonarista a partir de 2019, quando assumiu cargos estratégicos no governo federal. Ele foi presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) e, posteriormente, secretário de Ecoturismo e Cidadania Ambiental no Ministério do Meio Ambiente. Em dezembro de 2020, foi nomeado ministro do Turismo, cargo que ocupou até março de 2022.
Após deixar o ministério, Machado disputou o Senado por Pernambuco nas eleições de 2022, ficando em segundo lugar com cerca de 1,3 milhão de votos. Em 2024, voltou às urnas como candidato à prefeitura do Recife pelo PL, novamente ficando em segundo lugar, com mais de 129 mil votos, o equivalente a quase 14% dos votos válidos.
Além da atuação política, Gilson Machado também é conhecido por sua carreira como músico. Ele é sanfoneiro e integra a banda de forró Brucelose. Inclusive, tem uma apresentação marcada para o dia 24 de junho de 2025, no São João de Caruaru (PE), uma das maiores festas juninas do país.