Pela segunda vez nesta semana, um voo da Azul Linhas Aéreas com destino a Madri precisou retornar ao Aeroporto Internacional do Recife devido a problemas técnicos. A situação se repetiu na madrugada desta sexta-feira (13), envolvendo a mesma aeronave que já havia apresentado falhas na última terça-feira (10).
Operado pela companhia portuguesa EuroAtlantic Airways, o voo é realizado com um Boeing 767-300, um avião bimotor a jato. Nesta última ocorrência, a decolagem, originalmente prevista para as 19h10 da quinta-feira (12), aconteceu com atraso às 23h25. No entanto, após cerca de três horas no ar e mais de 20 voltas sobre o oceano, a aeronave retornou em segurança ao Recife, pousando por volta das 2h30 da madrugada.
A Azul informou, por meio de nota, que a decisão pelo retorno foi tomada de forma preventiva, devido a “questões técnicas”, seguindo os protocolos de segurança operacional. “O pouso aconteceu sem qualquer intercorrência e os clientes foram desembarcados normalmente e em total segurança”, disse a companhia. No entanto, a empresa não especificou a natureza do problema que motivou o retorno.
Na terça-feira (10), o voo inaugural da rota também foi interrompido. Após uma cerimônia de celebração no aeroporto, o avião permaneceu por quase duas horas fazendo voltas sobre o oceano, próximo à costa brasileira, antes de pousar de volta no Recife.
Confira a nota da Azul na íntegra:
“A Azul informa que a tripulação do voo AD8000 (Recife-Madri) desta quinta-feira, dia 12, operado pela EuroAtlantic Airways, solicitou retorno ao aeroporto de Recife, devido a questões técnicas. A decisão se deu de forma preventiva, de acordo com protocolos de segurança operacional. O pouso aconteceu sem qualquer intercorrência e os clientes foram desembarcados normalmente e em total segurança.
Todos foram devidamente assistidos, conforme previsto na Resolução 400 da Anac. A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial da Companhia.”