A TV Globo apresentou nesta quarta-feira (25) os 24 participantes de Chef de Alto Nível, o próximo reality culinário da emissora, apresentado por Ana Maria Braga, que estreia 15 de julho. Segundo informações do canal, a seleção com quase 15 mil inscrições, incluindo audições presenciais com 86 cozinheiros, separou o elenco em 24 integrantes, divididos nas categorias cozinheiros da internet, profissionais e amadores. São eles que vão encarar o desafio de vencer as dificuldades e brilhar na Torre das Cozinhas. E Pernambuco tem dois participantes nesta competição. Saiba quem são eles.
>> Bruna Biancardi mostra reação de Neymar ao descobrir segunda gravidez
Dentro da categoria “Cozinheiros da Internet”, está o Bruno Manoel “Preto”. Nascido em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e morando atualmente na capital pernambucana, o criador de conteúdo – conhecido como Preto – tem 40 anos e acumula mais de 800 mil seguidores em seu perfil @preto_na_cozinha. Aos 16 anos, após perder a mãe, passou a vender docinhos com a irmã. Anos mais tarde, foi uma receita de queijadinha que escancarou as portas do mundo virtual para o seu talento na gastronomia. Em 2023, Bruno venceu a competição Que Delícia!, do Mais Você, e agora chega ao reality querendo mostrar os temperos pernambucanos que o Brasil não conhece.
“Eu quero mostrar muito a culinária nordestina, o que a gente tem de bom, trazendo muito de Pernambuco também, que é um polo bastante influente, que traz as gastronomias europeia, africana e indígena. É um misto que o Brasil precisa conhecer e eu vou lá exatamente para mostrar isso”, destaca Bruno. “Eu me inscrevi porque estou esperando uma coisa muito grande. Fiz por causa do dinheiro também. Espero ganhar para poder abrir meu restaurante”, acrescenta.
Na categoria “Cozinheiros Profissionais” está o paranaense Lucas Correia. Vivendo atualmente no arquipélago de Fernando de Noronha, Lucas tem 37 anos e é um chef experiente e viajado. Ele passou um ano em Moçambique comandando o restaurante de um hotel, já atuou como professor universitário de gastronomia e trabalhou muitos anos com a chef Manu Buffara. Atualmente, integra uma das principais cozinhas de Noronha. No Chef de Alto Nível, quer se desafiar e apresentar sua visão de uma gastronomia humanizada, uma cozinha que valoriza a diversidade e a pluralidade.
“O meu repertório passeia por várias culturas e pela minha trajetória, pela minha história e pelo meu desejo de, por ser um chef brasileiro, mostrar o Brasil. A minha expectativa de fazer algo bacana no programa está cada vez maior. É a chance de colocar a minha assinatura na gastronomia de uma forma leve, mas ao mesmo tempo madura, sólida”, conta. “Eu tive uma virada de chave muito grande na minha vida de dois anos para cá. E daí pensei: por que não agora? Eu já fiz tanta coisa, já viajei tanto, já trabalhei de diversas maneiras na gastronomia… Quis tentar esse viés e, de alguma forma, me mostrar para o mundo, mostrar o que eu faço”, explica sobre os motivos que o levaram a querer participar do reality.
Em jogo, Bruno e Lucas vão disputar um prêmio de meio milhão de reais, um período de mentoria com cada um dos chefs do reality, Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, e o sonhado título inédito de ‘Chef de Alto Nível’. Vale a pena conferir.