O prefeito do Recife, João Campos (PSB-PE), e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) desembarcam em Lisboa nesta quarta-feira (2) para participar da 13ª edição do Fórum Jurídico de Lisboa — evento que reúne grandes nomes da política, do Judiciário e da academia. O casal permanece em Portugal até sexta-feira (4), quando se encerra a programação do fórum, realizado na tradicional Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Tabata, que está em Londres, seguirá direto para a capital portuguesa, onde se une a outros políticos brasileiros, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), uma das presenças mais aguardadas do encontro.
Popularmente apelidado de “Gilmarpalooza”, o evento é capitaneado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e contará com a participação de outros quatro ministros da Corte: o presidente Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Flávio Dino e Alexandre de Moraes.
Direito, democracia e inteligência artificial em pauta
Com o tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o fórum deste ano foca nos desafios jurídicos e institucionais em um contexto de rápidas transformações tecnológicas e sociais.
Além dos ministros do STF, o evento reunirá autoridades do governo Lula, parlamentares, juristas, empresários, jornalistas e representantes da sociedade civil, promovendo um amplo debate sobre o papel das instituições em meio a mudanças globais.
O Fórum é uma realização conjunta do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) — do qual Gilmar Mendes é sócio —, do Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da FGV Justiça, braço da Fundação Getulio Vargas voltado à pesquisa e inovação no Judiciário.

.png)


.gif)
