O presidente francês Emmanuel Macron deu início, nesta terça-feira (8), a uma visita de Estado ao Reino Unido, sendo recebido com honras pelo rei Charles III no Castelo de Windsor. Esta é a primeira visita de um chefe de Estado europeu ao território britânico desde o Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia. com foco em fortalecer os laços diplomáticos e abrir novos caminhos de cooperação.
>>Leonardo se diverte ao falar da rotina com os netos na fazenda
Em publicação nas redes sociais, Macron destacou a importância do ato. “Este é um momento importante para as nossas nações e também para a nossa Europa”, declarou o presidente francês.
Um dos gestos simbólicos da visita foi a confirmação de que a França emprestará ao Reino Unido a histórica Tapeçaria de Bayeux, bordada no século XI. A peça narra a conquista da Inglaterra por Guilherme, duque da Normandia, e será exposta no Museu Britânico entre setembro de 2026 e junho de 2027.
Como retribuição, o Museu Britânico emprestará à França peças raríssimas do Tesouro de Sutton Hoo — artefatos arqueológicos dos séculos VI e VII, considerados jóias do acervo britânico.
O casal presidencial francês, Emmanuel e Brigitte Macron, desembarcou na base militar de Northolt e foi recebido pelo príncipe William e sua esposa, Kate Middleton. De lá, seguiram para Windsor, onde foram recepcionados oficialmente por Charles III e pela rainha Camilla.
A cerimônia incluiu execução de hinos nacionais, desfile de tropas e um percurso em carruagens reais até o castelo, decorado com bandeiras dos dois países. Macron e Brigitte ficarão hospedados no local durante o período da visita.

.png)


