O economista e ex-BBB Gil do Vigor usou suas redes sociais nesta quinta-feira (10) para explicar de maneira didática e clara o que está por trás da nova tensão entre Brasil e Estados Unidos, após o governo norte-americano impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Em tom crítico, Gil destacou que a medida dos EUA tem caráter de pressão política e não respeita a soberania do Brasil. “O que aconteceu em si é que os Estados Unidos colocaram uma tarifa de cinquenta por cento sobre os produtos brasileiros. Qual a ideia, gente? Única de pressionar o Brasil”, afirmou ele.
Segundo Gil, os americanos justificam a tarifa alegando que o Brasil tomou uma decisão jurídica considerada “errada” pelos EUA.
Mas o Brasil é um país soberano. Temos a Constituição, e dentro dessas quatro linhas é que tudo é decidido e julgado. Nenhum país estrangeiro tem autonomia sobre as decisões do Brasil”, explicou.
Para o economista, os Estados Unidos tentam usar a economia como forma de barganha para interferir em questões internas brasileiras. “O Brasil fez certo. Se posicionou e falou: ‘temos leis, instituições, não vamos aceitar pressão’”, pontuou Gil.
Balança comercial: quem realmente se beneficiava?
Outro ponto destacado por Gil do Vigor foi a relação comercial entre os dois países. De acordo com ele, os Estados Unidos alegam que eram prejudicados nessa parceria, o que não corresponde aos dados reais.
“Eles têm uma balança comercial superavitária com o Brasil. Imagina assim: você tem dez bombons pra vender. O Brasil comprou os dez bombons dos Estados Unidos, mas os EUA só compraram cinco do Brasil. Quem saiu ganhando nessa? Eles!”, explicou.
Na prática, isso significa que os EUA vendem mais para o Brasil do que compram — ou seja, lucram mais. “E agora vêm dizer que quem se beneficiava era o Brasil? Oxente! Não estou entendendo”, ironizou.
O ex-BBB é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e faz um PhD nos Estados Unidos. Desde sua participação no Big Brother Brasil 21, o economista aproveita sua formação para simplificar o assunto para os seguidores.
Confira!

.png)


