O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, nesta terça-feira (5), Danilo Cabral do cargo de superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). A saída do ex-deputado já era especulada há pelo menos duas semanas, após pressão direta do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e de seu grupo político.
Em comunicado oficial divulgado nas redes sociais, Danilo Cabral agradeceu pelo período em que esteve à frente da Sudene e disse deixar o cargo com sentimento de missão cumprida.
Comunico meu desligamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), após dois anos e dois meses de intensa dedicação. Foi uma honra servir ao Brasil, em especial ao povo nordestino, nesse período desafiador e transformador.”
Ele, que ocupava o cargo desde 2023, também agradeceu ao presidente Lula e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela confiança. “Deixo o cargo com a convicção do dever cumprido. A Sudene voltou!”, escreveu.
Cabral reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento regional e prometeu seguir atuando em prol do Nordeste. “Continuarei atuando em favor do desenvolvimento do Nordeste — especialmente de Pernambuco, minha terra natal — com o olhar firme na superação das desigualdades e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo.”
Quem assumirá o cargo?
Francisco Alexandre será o novo superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), substituindo o ex-deputado Danilo Cabral, exonerado nesta terça-feira (5). A informação foi confirmada por uma fonte próxima ao senador Humberto Costa (PT), ao Blog do Elielson, da @cbnrecife.
A nomeação de Francisco deverá ser oficializada a qualquer momento pelo governo federal. Filiado ao PT, ele é segundo suplente da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e possui vasta experiência no setor público e na gestão de grandes organizações.
Entre os principais cargos que já ocupou estão:
- Membro do Comitê Financeiro e de Investimentos da Invepar S.A.;
- Diretor-superintendente da BRF Previdência;
- Vice-presidente do Conselho de Administração da Perdigão S.A., atual BRF S.A.
A troca no comando da Sudene acontece após forte pressão do grupo político do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e foi avalizada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Mesmo com tentativas de setores de Pernambuco para manter Danilo Cabral no cargo, o governo optou pela substituição.

 (1).gif)

