O que antes era apenas um acessório para medir passos e calorias virou ferramenta de prevenção e diagnóstico. A tecnologia vestível — conhecida mundialmente como wearable — ganhou espaço no dia a dia e está transformando a forma como as pessoas acompanham sua saúde.
Hoje, esses dispositivos não só calculam a queima calórica, mas monitoram frequência cardíaca, pressão arterial e até detectam indícios de problemas de saúde antes que qualquer sintoma apareça. Em muitos casos, os dados podem ser enviados diretamente para médicos, permitindo acompanhamento em tempo real.
Empresas como Apple, Samsung, Withings, Fitbit e AliveCor fabricam monitores de eletrocardiograma (ECG) vestíveis para uso doméstico.
“Os wearables vieram realmente para revolucionar uma boa parte do cuidado do indivíduo não só com a saúde”, afirma Ben-Hur Ferraz Neto, diretor do Instituto do Fígado Américas.
Apple Watch e Galaxy Watch, por exemplo, já têm aprovação da Anvisa para detectar e monitorar fibrilação atrial — arritmia cardíaca que pode provocar coágulos e levar a um acidente vascular cerebral (AVC).

.png)


