A empresária Val Marchiori, de 50 anos, revelou nesta terça-feira (26) que recebeu o diagnóstico de câncer de mama. A notícia foi compartilhada em um vídeo emocionante publicado em seu perfil no Instagram.
Val contou que sempre teve receio de realizar a mamografia e admitiu se arrepender de não ter feito o exame mais cedo. O diagnóstico veio após a descoberta de um nódulo suspeito na mama direita, que levou à realização de uma biópsia confirmando a presença de um tumor maligno.
Mulheres, não deixem de fazer mamografia por medo. Quando fazemos antes, podemos tentar resolver. É um alerta. Faça mamografia”, destacou a empresária em seu depoimento.
Visivelmente abalada, ela também falou sobre o impacto da notícia. “Quando a gente recebe a notícia, parece que o mundo está acabando. Mas eu tenho fé em Deus que vai dar tudo certo.”
Baixa adesão ao exame no Brasil
O alerta de Val reforça uma preocupação de saúde pública. Segundo levantamento do Instituto Natura, em parceria com o Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, apenas 23,7% da população-alvo realiza mamografias no Brasil.
O número está bem abaixo do índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta que mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos, com uma taxa mínima de 70% de cobertura para prevenção e diagnóstico precoce da doença.

.png)


