O Senado mexicano foi palco de uma confusão nesta quarta-feira (27), quando uma discussão sobre narcotráfico e política externa terminou em agressões físicas entre o presidente da Casa, Gerardo Fernández Noroña, e o opositor Alejandro “Alito” Moreno.
O embate ocorreu após acusações envolvendo supostos pedidos da oposição para que os Estados Unidos interviessem militarmente contra os cartéis de drogas no país. Dias antes, Noroña e Moreno já haviam trocado farpas sobre denúncias de narcotráfico contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Alito, integrante do Partido Revolucionário Institucional (PRI), denunciou Maduro à Procuradoria-Geral do México por supostos vínculos com cartéis mexicanos e chegou a insinuar que o governo mexicano também teria ligação com atividades ilegais. Noroña, por sua vez, negou as acusações.
O momento da agressão
Durante a sessão desta quarta, Moreno foi à tribuna reclamar por não ter recebido a palavra. Ao encarar Noroña, passou a empurrá-lo diversas vezes, chegou a dar um tapa em seu pescoço e derrubou um homem que tentou intervir.
Um cinegrafista que trabalha para Noroña também foi empurrado, caiu ao chão e precisou de atendimento médico. A briga envolveu ainda outro senador da oposição, enquanto legisladores tentavam separar os envolvidos.
Repercussão política
Após o episódio, Noroña afirmou que apresentará uma queixa formal contra Moreno e classificou o caso como grave. O partido governista Morena repudiou a agressão e acusou a oposição de agir de maneira “fascista e violenta”.
“Revivendo as práticas do regime autoritário, Alito Moreno atacou violentamente Noroña, funcionários do Senado e membros da sessão. Não ao fascismo”, publicou a legenda em suas redes sociais.
Já Alito apresentou uma versão diferente. Ele acusou o presidente do Senado de ter iniciado o confronto:
“Ele deu o primeiro empurrão, e o fez por covardia. Quando Noroña cruzou a linha, sabia exatamente o que estava fazendo. Eles são muito machistas quando têm poder”, escreveu o opositor em uma rede social.
Veja o vídeo!

 (1).gif)
