A influenciadora Virginia Fonseca revelou que está atenta ao desenvolvimento do filho mais novo, José Leonardo, que completou 1 ano de idade recentemente. Fruto do casamento com o cantor Zé Felipe, o menino ainda não falou nenhuma palavra, o que deixou a mãe em alerta. Além de José Leonardo, Virginia e Zé Felipe também são pais de Maria Alice, de 4 anos, e Maria Flor, de 2.
Na última semana, a influenciadora contou em seus stories que o filho está sendo acompanhado por uma médica, que estabeleceu um prazo de um mês para que ele fale pelo menos cinco palavras. “Estamos na missão de 5 palavras em 1 mês”, escreveu Virginia nas redes sociais.
A fala da influenciadora gerou repercussão entre outros pais, levantando dúvidas sobre o que é esperado no desenvolvimento da linguagem infantil nessa fase e quando realmente pode ser considerado um atraso.
O que dizem os especialistas
De acordo com pediatras e fonoaudiólogos, o desenvolvimento da fala varia bastante de criança para criança. Aos 12 meses, muitas já são capazes de balbuciar sílabas e emitir sons semelhantes a palavras, mas nem todas conseguem falar de forma clara. Em geral, espera-se que entre 12 e 18 meses a criança já consiga pronunciar algumas palavras simples, como “mamãe”, “papai” ou “água”.
Especialistas alertam, no entanto, que o atraso só deve ser avaliado dentro de um conjunto de comportamentos. É importante observar se a criança entende comandos simples, responde quando é chamada, demonstra interesse em se comunicar e interage com pessoas e brinquedos.
Se a criança não apresentar esses sinais, ou se a ausência de fala se prolongar após os 18 meses, os profissionais recomendam procurar um especialista para uma avaliação detalhada.

 (1).gif)

.gif)