A Arábia Saudita revelou planos ambiciosos para a construção de um estádio futurista suspenso a 350 metros de altura, que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2034. O projeto, chamado NEOM Stadium, ficará localizado em The Line, a cidade linear e ultratecnológica que ainda está em construção no noroeste do país.
Com capacidade para 46 mil pessoas, o estádio deve ser inaugurado em 2032, dois anos antes do Mundial. Assim como toda a cidade de The Line, o NEOM Stadium será 100% alimentado por energia renovável.
A mobilidade também será um destaque do projeto: não haverá carros, e os torcedores poderão se deslocar por meio de uma linha de trem de alta velocidade que atravessará toda a cidade em apenas 20 minutos.
O NEOM Stadium será apenas um dos 15 estádios planejados pela Arábia Saudita para sediar jogos da Copa do Mundo de 2034. As outras arenas estarão distribuídas em cidades como Riade, Jidá, Abha e Al Khobar.
A cidade de The Line, onde o estádio ficará, é um dos empreendimentos mais ousados do mundo. O projeto prevê uma estrutura linear de 170 km de extensão, 200 metros de largura e 500 metros de altura, capaz de abrigar até 9 milhões de moradores. Parte da construção deve ser concluída até 2030, quatro anos antes da Copa, embora a finalização total possa levar até 50 anos.
O NEOM Sports Club, proprietário do estádio, é financiado pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) — o mesmo que administra clubes como Al-Hilal, Al-Nassr e Al-Ittihad. A equipe, que recentemente voltou à elite do futebol saudita, já contou com o atacante Romarinho, ex-Corinthians, e atualmente manda seus jogos em Tabuk, cidade vizinha ao gigantesco projeto.

.png)


