O aguardado show de Kanye West no Brasil, marcado para o dia 29 de novembro, em São Paulo, enfrenta uma grande incerteza: faltando apenas 21 dias para a data, o evento ainda não tem local confirmado. Inicialmente previsto para acontecer no Autódromo de Interlagos, o show precisou ser remanejado após a Prefeitura de São Paulo desistir de ceder o espaço.
Apesar do impasse, os organizadores garantem que a apresentação vai acontecer. “Ele quer vir, a gente quer, vamos fazer acontecer”, afirmou Guilherme Cavalcante, um dos quatro sócios responsáveis pelo evento. “É um valor de cachê muito alto que foi pago, não tem como cancelar o show. Mas também não dá pra fazer em qualquer lugar.”
Segundo Cavalcante, a equipe foi pega de surpresa com a decisão da Prefeitura, que teria voltado atrás após já ter confirmado o uso do autódromo.
Do meu ponto de vista, foi uma sacanagem. Só pagamos o artista porque eles confirmaram o local. Como você dá uma guia de pagamento e confirma o local, num show gigantesco, caro pra caramba? O descaso deles é absurdo”, criticou o produtor.
Em nota enviada à Folha de S.Paulo, a Prefeitura explicou o motivo da desistência: o histórico de declarações polêmicas e discursos de ódio do rapper. Kanye West, que já fez comentários antissemitas, racistas e chegou a exaltar o nazismo, lançou neste ano a música “Heil Hitler”, posteriormente banida de plataformas como YouTube e Spotify.
“No momento da reserva da data para o evento, os organizadores não informaram ao Município qual artista seria contratado”, disse a administração municipal, comandada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). “Após definição posterior pelos promotores, a Prefeitura de São Paulo decidiu revogar o termo mencionado, uma medida prevista em contrato.”
A nota ainda reforça que a gestão “não compactua com qualquer conduta criminosa de apologia ao nazismo e/ou racismo”, e que eventos com esse tipo de conotação não serão realizados em espaços públicos municipais. A Prefeitura informou também que o valor da taxa paga pelos organizadores será devolvido integralmente, conforme previsto em contrato.

.png)


