O devastador incêndio que atingiu as torres residenciais de Wang Fuk Court, no distrito de Tai Po, em Hong Kong, já deixou 65 mortos, segundo atualização divulgada pelas autoridades. Ainda há 62 pessoas presas nos prédios, que conseguiram pedir ajuda por telefone, mas não foram alcançadas pelas equipes de resgate devido às dificuldades de acesso.
O fogo começou na quinta-feira (26) e rapidamente se alastrou por diversas torres do complexo, que estavam em processo de renovação. Os edifícios tinham andaimes de bambu e telas verdes de construção instalados ao redor — materiais que exalaram uma densa fumaça e contribuíram para a propagação das chamas.
Este já é o incêndio mais mortal em Hong Kong nos últimos 30 anos. As equipes continuaram trabalhando pelo segundo dia consecutivo nesta quinta (27), tentando chegar a áreas ainda inacessíveis.
Autoridades informaram que 51 vítimas morreram no local e outras quatro faleceram no hospital. Há ainda dezenas de feridos com queimaduras e lesões provocadas pela inalação de fumaça tóxica.
Negligência sob investigação
A causa do incêndio segue sob investigação, mas as autoridades afirmam que a rápida propagação das chamas está diretamente ligada ao uso de telas de construção que não atendiam aos padrões de segurança contra incêndio, além dos andaimes de bambu erguidos para a reforma.
Três homens ligados à construtora responsável pelas obras foram presos, suspeitos de homicídio culposo, por não haver intenção de matar, mas existir negligência grave.
“Temos motivos para acreditar que os responsáveis da empresa foram extremamente negligentes, o que levou a este acidente e fez com que o incêndio se alastrasse descontroladamente, resultando em um grande número de vítimas”, afirmou Eileen Chung, superintendente da polícia de Hong Kong.
Complexo abriga milhares de moradores
Wang Fuk Court é um grande complexo habitacional, com cerca de dois mil apartamentos distribuídos em oito torres, cada uma com mais de 30 andares. Segundo um censo de 2021, a área abriga aproximadamente 4,6 mil moradores.


 (1).gif)


.gif)