Acontece

Argentina é o 4º país da América Latina a vacinar população

Foto: Reprodução/ El País
Primeiros imunizados serão profissionais de saúde.

A Argentina deu início nesta terça-feira (29), a vacinação da sua população contra a Covid-19, utilizando a Sputnik V, vacina desenvolvida pela Rússia. Os primeiros imunizados serão os profissionais de saúde. O país é o quarto da América Latina a começar a imunização, dias depois de Chile, México e Costa Rica. As primeiras 300 mil doses da vacina foram entregues na semana passada.

Doses da vacina russa Sputnik V são desembarcadas em aeroporto da Argentina – Foto: ReutersLEIA MAIS

Paulo Câmara prestigia missa de Ação de Graças de Geraldo Julio

No sábado (26), ao anunciar o lançamento da campanha, o presidente Alberto Fernández disse que a intenção era ter a “maior parte da população de risco vacinada” até o outono e garantiu que, para ampliar a confiança da população na vacina russa, ele mesmo também será vacinado. “Na Argentina, se começa a vacinar às nove horas da manhã, em todos os lados. Não queremos que haja um primeiro em algum lugar”, disse. “Argentinos e argentinas poderão ter acesso à vacina em qualquer rincão da Argentina. Isso é simbólico, eu quero que seja assim.”

Presidente argentino Alberto Fernandez – Foto: Reprodução

No médio e longo prazo, o governo argentino espera ter doses suficientes da vacina russa para imunizar 10 milhões de pessoas até fevereiro. Caso cumpra a meta ousada, o país abarcaria mais de três quartos das pessoas que integram os grupos de maior risco para a doença — que, de acordo com as projeções oficiais, são cerca de 13 milhões.

Além da Argentina, a Bielorrússia também começou hoje a usar a Sputinik V na campanha nacional de imunização.