Inflamados pelo discurso de Donald Trump, apoiadores do atual presidente invadiram o Capitólio dos EUA, como é conhecido o Congresso americano, nesta quarta-feira (6). O evento ocorreu durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente, a qual os manifestantes tentam barrar. As portas do prédio, aliás, chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado. O presidente eleito Joe Biden classificou o episódio como um ataque “sem precedentes” à democracia.
O momento em que apoiadores de Donald Trump invadem o Capitólio: pic.twitter.com/WqtF2qFete
— Eleições EUA (@EleicoesEUA) January 6, 2021
Trump supporters break into the U.S. Capitol Building after storming the police line here in Washington #DC #Trump #DCRally #BreakingNews pic.twitter.com/Q8jdQjqNla
— Brendan Gutenschwager (@BGOnTheScene) January 6, 2021
Leia Mais
Apoiadores de Trump protestam contra vitória de Biden
Mesmo com barricadas da polícia, os apoiadores de Trump conseguiram avançar e invadir o Congresso. Alguns manifestantes foram filmados quebrando janelas para entrar no Capitólio. Além disso, muitos se envolveram em confronto com a polícia. Uma mulher, aliás, chegou a ser baleada e levada às pressas para o hospital, onde acabou falecendo.
A invasão repercutiu negativamente em todo o mundo, sendo apontado como uma tentativa de Golpe de Estado. Líderes da Europa, políticos democratas e republicanos, assim como autoridades brasileiras, criticaram duramente o posicionamento de Donald Trump, que incentivou o que avisava que seriam manifestações “selvagens”. Ele, aliás, também afirmou que jamais aceitará a vitória de Biden.
Adicionar comentário