Acontece

Apoiadores de Trump invadem o Capitólio, em Washington

Manifestantes pró-Trump invadem o Capitólio - Foto: AFP
Houve confronto com a polícia, correria e uma mulher foi baleada

Inflamados pelo discurso de Donald Trump, apoiadores do atual presidente invadiram o Capitólio dos EUA, como é conhecido o Congresso americano, nesta quarta-feira (6). O evento ocorreu durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente, a qual os manifestantes tentam barrar. As portas do prédio, aliás, chegaram a ser trancadas e um alerta de emergência acionado. O presidente eleito Joe Biden classificou o episódio como um ataque “sem precedentes” à democracia.

Leia Mais

Apoiadores de Trump protestam contra vitória de Biden

Mesmo com barricadas da polícia, os apoiadores de Trump conseguiram avançar e invadir o Congresso. Alguns manifestantes foram filmados quebrando janelas para entrar no Capitólio. Além disso, muitos se envolveram em confronto com a polícia. Uma mulher, aliás, chegou a ser baleada e levada às pressas para o hospital, onde acabou falecendo.

Invasão interrompeu sessão no Congresso – Foto: Reprodução/Twitter
Polícia se mobilizou para tentar impedir a invasão na sala onde estavam os congressistas – Foto: Reprodução/Twitter
Uma bomba de gás foi arremessada no Congresso – Foto: Reprodução/Twitter
Polícia encara manifestantes dentro do Capitólio – Foto: Reprodução/Twitter
Manifestantes pró-Trump invadem o Capitólio – Foto: Reprodução/Twitter

A invasão repercutiu negativamente em todo o mundo, sendo apontado como uma tentativa de Golpe de Estado. Líderes da Europa, políticos democratas e republicanos, assim como autoridades brasileiras, criticaram duramente o posicionamento de Donald Trump, que incentivou o que avisava que seriam manifestações “selvagens”. Ele, aliás, também afirmou que jamais aceitará a vitória de Biden.