Acontece

Incêndio em abrigo para crianças deixa mortos e feridos no Recife

Incêndio
Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
4 mortes foram confirmadas

O abrigo para crianças e adolescentes Lar Paulo de Tarso, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife, foi atingido por um incêndio durante a madrugada desta sexta-feira (14), por volta das 4h20. Ao menos quatro pessoas morreram, entre elas 3 crianças. Algumas vítimas estão em estado grave no hospital.

“Ao todo, 19 pessoas, sendo 17 crianças e dois adultos, precisaram de atendimento ou remoção de urgência. Para o Hospital da Restauração, foram conduzidas oito crianças. Duas delas, infelizmente, não resistiram e faleceram no trajeto”, diz a nota do Samu do Recife.

Incêndio
Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
Leia Mais

Súplica por respeito após vazamento de fotos de Marília Mendonça

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) informou que as mortes foram provocadas por fumaça tóxica. “O que matou foi a fumaça. Ela é muito densa e no local havia muito plástico de material escolar e brinquedos. Esses materiais queimados liberam uma fumaça que é muito tóxica e mortal”, disse o major Lamartine de Melo.

Assim como a fumaça, o fogo também se espalhou por todo o espaço do Lar Paulo de Tarso, que acolhia crianças em situação de vulnerabilidade social. “Consideramos esse incêndio de pequena proporção, foi em um quarto e em uma sala, mas o ambiente todo foi destruído com o fogo. Não houve nenhum material que pudesse ser salvo”, afirmou Melo.

Ainda não há informações sobre o que poderia ter provocado o incêndio. O Instituto de Criminalista está no local.

Nota de pesar

Pernambuco está de luto com o que aconteceu nesta madrugada no Recife, no Instituto de Caridade Lar Paulo de Tarso. Desde a notificação do incêndio, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil estão atuando, bem como nossas equipes de saúde. Deixo a minha solidariedade às famílias das vítimas neste momento de muita dor.

Raquel Lyra,
Governadora de Pernambuco.