Acontece esportes

Rayssa Leal fala de Jesus nas Olimpíadas; ato é proibido pelo COI

Rayssa Leal
Foto: Reprodução/CazéTV
"Jesus é o caminho, a verdade e a vida", disse a jovem em Libras após competir

Após quebrar recorde histórico, Rayssa Leal mandou mensagem sobre Jesus em Libras, Linguagem Brasileira de Sinais, nos Jogos Olímpicos de Paris, neste domingo (28). Acontece que o ato é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional, que pede para que os atletas não manifestem sua religião durante as competições para “manter a laicidade do evento”, ou seja, a imparcialidade em questões religiosas, sem apoiar e sem se opor a nenhuma religião.

Na ocasião, Rayssa disse: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. O gesto repercutiu nas redes sociais. A jovem de 16 anos é cristã, da Igreja Batista em Imperatriz, no Maranhão, e tem o costume de repetir a mensagem antes das competições. O COI ainda não se manifestou.

Inclusive, alguns atletas franceses não puderam disputar os jogos por conta da utilização do Hijab, véu islâmico da religião muçulmana. Em 2023, o Ministério de Esportes da França, por meio da ministra Amélie Oudéa-Castéra, determinou que o uso de símbolos religiosos durante as Olimpíadas seriam proibidos.

Segundo a Rayssa, a língua de sinais foi utilizada porque o microfone da transmissão dificilmente pegaria sua voz. “Foi o meio que achei de comunicar com todo mundo. Acho isso muito importante”. Sobre levar uma possível advertência, a brasileira comentou o assunto em entrevista ao UOL. “Se eu peguei advertência, não estou sabendo. Ainda não chegou em mim. Se eu pegar alguma advertência, a gente descobre mais tarde”, disse ela, bem-humorada.

Assista