Após quebrar recorde histórico, Rayssa Leal mandou mensagem sobre Jesus em Libras, Linguagem Brasileira de Sinais, nos Jogos Olímpicos de Paris, neste domingo (28). Acontece que o ato é proibido pelo Comitê Olímpico Internacional, que pede para que os atletas não manifestem sua religião durante as competições para “manter a laicidade do evento”, ou seja, a imparcialidade em questões religiosas, sem apoiar e sem se opor a nenhuma religião.
Na ocasião, Rayssa disse: “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. O gesto repercutiu nas redes sociais. A jovem de 16 anos é cristã, da Igreja Batista em Imperatriz, no Maranhão, e tem o costume de repetir a mensagem antes das competições. O COI ainda não se manifestou.
Inclusive, alguns atletas franceses não puderam disputar os jogos por conta da utilização do Hijab, véu islâmico da religião muçulmana. Em 2023, o Ministério de Esportes da França, por meio da ministra Amélie Oudéa-Castéra, determinou que o uso de símbolos religiosos durante as Olimpíadas seriam proibidos.
Segundo a Rayssa, a língua de sinais foi utilizada porque o microfone da transmissão dificilmente pegaria sua voz. “Foi o meio que achei de comunicar com todo mundo. Acho isso muito importante”. Sobre levar uma possível advertência, a brasileira comentou o assunto em entrevista ao UOL. “Se eu peguei advertência, não estou sabendo. Ainda não chegou em mim. Se eu pegar alguma advertência, a gente descobre mais tarde”, disse ela, bem-humorada.
Adicionar comentário