A ex-deputada estadual Malba Lucena faleceu na manhã desta terça-feira (30), no Recife, aos 81 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). A informação foi confirmada por seu filho, o ex-deputado federal Charles Lucena. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque das Flores, em data e horário ainda a serem definidos pela família.
Malba exerceu dois mandatos como deputada estadual, entre 1999 e 2007, pelo PTB. Em 2022, voltou a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, dessa vez pelo Solidariedade, mas não conseguiu se eleger.
Além da trajetória política, Malba deixa um legado importante na área educacional. Foi responsável pela criação do Colégio Brasileiro, no bairro do Curado II, e pelo apoio à implantação do Curso de Informática Malba Lucena, também no Curado. À época, o curso tinha um valor simbólico de apenas R$ 2, o que permitiu democratizar o acesso ao ensino técnico para jovens da periferia.
A iniciativa ajudou a informatizar mais de 1 milhão de pernambucanos ao longo dos anos e se expandiu com a criação do Instituto Pró-Educar, que hoje mantém mais de 60 cursos de computação no estado e planeja ampliar sua atuação para o Sertão.

.png)


