O cinema brasileiro vive uma fase histórica e de grande prestígio internacional. O Brasil conquistou nada menos que cinco indicações ao Oscar 2026, consolidando sua força na principal premiação do cinema mundial.
O grande destaque é O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que concorre em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura. Além disso, o País também marca presença na categoria Melhor Fotografia, com o diretor de fotografia Adolpho Veloso, indicado pelo trabalho no longa Sonhos de Trem.
As indicações confirmam a excelente fase do cinema nacional, que vem acumulando reconhecimento nos últimos anos. Em 2025, o Brasil já havia feito história com Ainda Estou Aqui, que recebeu três indicações e conquistou o primeiro Oscar do País, na categoria Melhor Filme Internacional.
A trajetória de sucesso de O Agente Secreto não se limita ao Oscar. No último dia 11, o filme e Wagner Moura brilharam no Globo de Ouro, levando os prêmios de Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Ator em Drama, respectivamente. A vitória de Wagner Moura foi inédita em 83 anos de premiação, um marco para artistas brasileiros.
Já o troféu conquistado pelo longa no Globo de Ouro representou apenas o segundo da história do Brasil na premiação, 27 anos após a vitória de Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles.



